NOTÍCIAS

Dia Mundial da Voz: Veja algumas dicas de como cuidar de sua voz

em Dicas

#audiovix #diamundialdavoz #voz #saudevocal #dicas

Anualmente, no dia 16 de abril, é comemorado o "Dia Mundial da Voz". Esta celebração foi iniciada no Brasil, em 1999, e que a partir de 2003 passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

O objetivo da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia neste dia e na semana que o circunda é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

A celebração do "Dia Mundial da Voz" é de extrema importância e representa uma oportunidade de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais.

A voz é uma das ferramentas mais importante para muitos profissionais por isso é essencial ter alguns cuidados com ela. “Cuidar da voz não deve ser uma preocupação apenas para quem trabalha com a voz. A saúde vocal deve ser uma preocupação de todos nós.” Explicou a fonoaudióloga da Audiovix, Guilhermina Gomes.

Veja algumas dicas de como cuidar da voz:

- Beber água regularmente: A água serve para lubrificar a garganta e as pregas vocais, melhorando a entonação e a qualidade da voz.
- Evite o fumo: a nicotina associada ao calor da fumaça resseca as pregas vocais fazendo com que você fique rouco ou force ainda mais a musculatura para falar.
- Não tome muito café: o teor de cafeína associado à alta temperatura é um problema. A bebida desidrata as pregas vocais e provoca um aumento da acidez no estômago causando refluxo e ardor na hora de falar.
- Fuja do ar condicionado: além de comprometer as pregas vocais, ele altera a respiração, fazendo com que a voz fique ainda mais prejudicada. Ele resseca o aparelho fonador, e as cordas vocais precisam fazer um esforço muito maior para produzir o mesmo som que produziria sem tanta dificuldade se não estivesse exposta ao ar condicionado.
- Invista na maçã: a fonoaudióloga explica que a fruta tem ação adstringente e, por isso, "limpa" as pregas vocais trazendo alívio e bem-estar.



Audiovix 2018. © Todos os direitos Reservados